Curso I - Aula III - Perspectiva de 1 ponto:

Continuando nosso Curso, nessa aula iremos aprender a criar perspectiva, mais em especifico, a de apenas um ponto de fuga e nas outras aulas aprenderemos as de 2 e 3 pontos de fuga. Agradeço a todos que acompanham as nossas aulas e agora vamos para a aula em questão, essa é um pouco mais difícil de aprender, mas farei um passo a passo assim como o das outras e qualquer dúvida perguntem nos comentários.

Parte Teórica
Perspectiva? Um, dois ou três pontos de fuga? O que é isso?
Quantas perguntas, mas vejamos, perspectiva e a característica que se aplica ao desenho quando se quer dar um aspecto de profundidade, ou seja, as coisas vão diminuindo conforme vão chegando perto do ponto de fuga - Mas eu nunca vi esse técnica na minha vida! - perdão, mas tenho que discordar, sua visão é em perspectiva é isso que nos permite saber o que está próximo e o que está longe. Mas então o que seria o ponto de fuga, isso, em tese, é nada mais que o ponto mais distante da nossa visão é de onde partirão todos os outros pontos e para onde irão convergir todos os traços. Em um ponto existe apenas um ponto distante, ou seja, um ponto de fuga, é muito usado em cômodos e em lugares pequenos, pois nesses os outros pontos de fuga ainda não são notados. Deixarei para falar sobre os outros dois tipos de pontos de fuga nas próximas aulas referentes a eles, se não não terá aula prática para eles certo? Mas só vou dar uma dica, os outros pontos serão para cenários maiores, aguardem.
Qual o Objetivo desse um ponto de Fuga? Quando usar?
Bom, como eu já havia dito, um ponto de fuga é muito usado para lugares mais pequenos, como um simples cômodo, de apenas um ponto partirão todos os traços que estarão naquela direção, dando assim uma profundidade ao ambiente e o tornando mais real, aquele ponto seria o ponto mais distante da visão, por isso todos os outros traços partem dele, combinado com texturas e sombras o acabamento final no desenho fica fantástico e bastante realista.
Parte Prática
Caros Alunos, essa aula é um pouco difícil de se praticar e exigirá um conhecimento prévio das aulas anteriores de esboços e texturas, caso tenha alguma dificuldade em uma delas pratique-as mais, você as encontrará em nosso menu de aulas, mas também não deixe de conferir essa daqui, pois aprender a perspectiva em si não depende as outras aulas, eu apenas os alertei em ter que sabe-las, pois sem elas você não conseguiria dar um acabamento final nesse desenho. Nessa aula vou usar como objeto de estudo uma sala de TV com mobilha simples.

Passo I - Escolhendo o ponto de Fuga:
Escolha seu ponto de fuga, faça um X para não o perder no Desenho posteriormente e lembre-se, todos os traços partirão dele então a tendencia é o X ficar cada vez mais escuro, assim tome cuidado para não marcar seu desenho, reparem que eu fiz o X muito forte (para vocês poderem vê-lo)  então no final do desenho acabei ficando com uma marca na parede, deem uma olhada no último que vocês repararão. Esse X não existe, ele é apenas um guia para seu desenho então ao final ele será apagado, por isso mante-lo o mais claro possível. O retângulo representa a parede na qual estamos vendo a sala, ou seja, a outra parede do cômodo e assim limita nosso desenho a visão dele.
Passo II - Retas Guias e Esboços do Ambiente:
Do ponto de fuga sairão quatro retas, elas serão as retas guias, que te ajudarão a ter uma visão espacial do desenho, que no caso é uma sala. Essas retas também funcionam como a representação das limitações das paredes, ou seja, a base e o topo de cada uma. Uma dica, quanto mais próximo você colocar a parede frontal do ponto de fuga mais distante da sua visão ela ficará, consequentemente mais cumprida será a sala, e menores serão os objetos. Feitas as retas guias, vamos agora para os esboços do ambiente, ensinado melhor na Aula I desse mesmo curso, você fará apenas os contornos dos objetos, observem que eu fiz um paralelepípedo à esquerda que será um sofá, fiz também um retângulo para ser a porta e do lado direito um para ser a mesa e outro para ser a TV, no chão fiz as marcações das tábuas e no teto fiz a luminária. LEMBRE-SE, as retas que não forem verticais serão feitas em direção ao ponto de fuga, para poder criar a sensação de profundidade. 
Passo III - Esboços, criando seus detalhes:
Este passo é apenas uma recriação de uma das etapas da Aula I, onde você criaria os detalhes dos objetos.
Passo IV - Apagando o que não é útil:
E nesse passo seria a hora de apagar o que não fosse necessário para o desenho, os limites de cada objeto e principalmente as retas guias com o ponto de fuga. Apenas outro passo da Aula I. 
Passo V - Passando a Limpo:
E por ultimo assim como na Aula I, passar a limpo o esboço transformando-o finalmente em um desenho.Agora já podermos colocar texturas nele e o transformar em um desenho impecável.
Passo VI - texturas, marcando seus tons:
Agora na reta final do desenho vamos marcar os tons das texturas assim como seus detalhes principais. Criamos um pouco de vida ao desenho concorda?
Passo VII - Repassando os detalhes das Texturas:
Assim como na aula de texturas da Aula II desse mesmo curso, vamos agora repassar os detalhes com um lápis mais escuro 4B ou 5B, escurecendo um pouco as texturas do desenho.
Passo VIII - Acabamento Final com Sombras:
No final do desenho iremos passar a limpo as texturas e finalizar com as sombras, até este nível do curso você não passou por nenhuma aula de sombra, estou guardando ela mais para o final do Básico, mas como acabamento também iremos repassar as texturas. Então vamos por partes, no sofá eu usei um pouco algodão para esfumaçar os riscos do lápis, dando assim um ar mais fosco como se fosse o pano dele, fiz isso também, na tela da TV. Na estante assim como no chão eu reforcei as ranhuras da madeira, mas no chão eu criei pregos e divisórias. Na porta foi necessário apenas uma sombra e uma leve escurecida e na parede eu fiz leves riscos para dar um ar de áspera à ela. Com as sombras seguindo o sentido da luz do teto, o desenho foi terminado, criando um estilo bem realista.
Agora você já pode recriar os cômodos da sua casa, como Dica para treinar eu lhes deixo uma tarefa: Faça um comodo da sua casa seguindo o esquema descrito acima, você irá notar que o trabalho final é fantástico. Bom Alunos nessa aula é só, até a próxima, agradeço a todos e bons desenhos!

4 comentários:

  1. Muito obrigado pela aula,
    espero que continue nos ajudando

    grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, qualquer dúvida é só perguntar. Faço o possível para passar a melhor aula a vocês.

      Excluir
  2. Tenho muiiiitaaa dificuldade com perspectiva. Gostei demais.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita dificuldade com perspectiva.
    Gostei muito.
    Valeu, jack.

    ResponderExcluir

Home